Ao ouvirem a história A Cigarra e a Formiga, os alunos do 4º ano decidiram recriar as histórias tradicionais, indo ao encontro do provérbio "Quem conta um conto, acrescenta um ponto". Assim sendo, aproveitamos para vos deixar aqui as histórias que estes pequenos artistas recriaram e irão recriar durante este ano lectivo.
Aqui ficam as primeiras versões do Capuchinho Vermelho:
Capuchinho Vermelho - Versão da Susana
Era uma vez uma menina chamada Capuchinho Vermelho. Um dia a mãe pediu-lhe para levar uns bolos à avó que estava doente.
O Capuchinho Vermelho, no caminho, encontrou o lobo mau, que lhe perguntou onde ia. Ela respondeu que ia levar os bolos à avó que estava doente. O lobo mau conhecia um atalho para chegar mais rápido a casa da avó. Ele bateu á porta e entrou a fingir que era a Capuchinho Vermelho. Ao entrar em casa saltou para cima da avó para a comer.
O Capuchinho Vermelho ao chegar a casa da avó fez-lhe algumas perguntas mas a última o lobo respondeu: « É para te comer melhor minha netinha!» Mas o Capuchinho Vermelho também perguntou ao lobo mau porque a avó estava tão gorda e o lobo sem querer disse: «Eu sou o lobo mau e eu engoli a tua avó.»
Entretanto, apareceram os caçadores para virem salvar a avó da barriga do lobo mau. Eles souberam o que tinha acontecido porque a Capuchinho Vermelho lhes tinha enviado um email. A avó foi salva, e para celebrar fizeram um piquenique com os bolos que a mãe fez e os caçadores também participaram.
História da Susana Figueiredo
Capuchinho Vermelho - Versão do André
"Era uma vez uma senhora que pediu à filha para levar uns bolinhos à sua avó. A avó da menina vivia no meio da floresta onde haviam animais selvagens, o que é muito perigoso.
A avó estava na sua cama e apareceu um lobo antes da menina, o lobo comeu a avó e disfarçou-se para fingir que era ela.
A Capuchinho Vermelho fez algumas perguntas parvas porque a avó estava diferente e a menina já estava a desconfiar.
A menina viu que não era a avó e fugiu, ela encontrou dois caçadores e chamou-os para abrir a barriga ao lobo porque a avó tinha sido comida.
Os caçadores não acreditaram mas o Capuchinho Vermelho convenceu-os a irem.
Eles fizeram o que ela pediu e realmente estava lá a avó."
História e Ilustração de André Gouveia
Capuchinho Vermelho - Versão da Beatriz
Era uma vez um menino chamado Capuchinho Vermelho ia mãe dele chamada Rosalina. O Capuchinho Vermelho ia levar um belo bolo para a avó que morava no cimo da praia azul.
Quando a avó estava na sua cama, bateu à porta um lobo que disse que queria dormir com ela, mas em vez disso comeu-a. Depois meteu-se na cama à espera de outro petisco.
Quando o Capuchinho chegou a casa da avó, disse-lhe que ficava mais bonita com os dentes compridos. O lobo ainda a tentou comer mas… um bando de caçadores que ali passavam viram que o lobo tinha uma barriga enorme. Resolveram abrir-lhe e...
Quando abriram a barriga do lobo saiu de lá a avozinha que deu um abraço à netinha e foram as duas nadar no mar."
História e Ilustração de Beatriz Cruz